ANATOMIA DO SISTEMA REPRODUTOR FEMININO E MASCULINO

3y ago
51 Views
3 Downloads
546.13 KB
23 Pages
Last View : 2d ago
Last Download : 3m ago
Upload by : Pierre Damon
Transcription

ANATOMIA DO SISTEMAREPRODUTOR FEMININO EMASCULINOProfessora : Jocieli MalacarneDoutora em Epidemiologia em Saúde Pública–ENSP/FIOCRUZEnfermeira Especialista em Saúde da Família – UCMGraduação em Enfermagem e Licenciatura -UFF

1. ANATOMIA DO SISTEMA REPRODUTOR FEMININO Órgãos genitais femininos externosconjunto dos órgãos genitais externos da mulher é chamado vulva. LÁBIOS MAIORES: são as duas dobras maiores de pele. Namulher adulta, os grandes lábios são cobertos de pêlos e constituídosde mais gordura do que nas crianças.A região coberta de pêlos em forma de triângulo recebe o nome demonte de Vênus (para os antigos, Vênus era a deusa do amor). LÁBIOS MENORES: ficam na parte interna dos grandes lábios.Não tem pêlos. São muito sensíveis e seu tamanho varia de mulherpara mulher. Os pequenos lábios se unem junto ao clitóris.

CLITÓRIS: é feito de um tecido que se enche de sangue na excitaçãosexual. Tem grande quantidade de terminações nervosas epor isso é um órgão muito sensível. A estimulação do clitóris desencadeia reações de excitaçãosexual e sensações prazerosas. Logo abaixo do clitóris está o orifício da uretra, por ondesai a urina.URETRA: fica entre o clitóris e a entrada da vagina. É por onde sai aurina. A região onde se localiza a vulva e ânus, chama-seperíneo.

GLÂNDULAS DE BARTHOLIN: São as maiores glândulas vulvo vaginais e secretammuco. Situam-se na base dos lábios maiores.HÍMEN:um tecido membranoso que varia consideravelmente emespessura e tamanho nas diferentes mulheres.

Órgãos genitais femininos internosVAGINA: é um canal de mais ou menos 10 cm. É feito de músculoselásticos e se estende até o útero. No fundo da vagina está o colo do útero, que pode servisto durante o exame ginecológico. O colo ou cérvix tem um orifício (canal cervical) por ondesai a menstruação e entram os espermatozoides durante arelação sexual. A vagina forma com o colo um canal por onde acriançapassa na hora do nascimento.

Órgãos genitais femininos internos ÚTERO: tem a forma e o tamanho de uma pera (cerca demais ou menos 8 cm). É constituído de duas partes: colo e corpo. O útero é um órgão oco, feito de músculos elásticos. Porisso, apresenta capacidade de aumentar de tamanho com ocrescimento da criança, Por dentro, o útero é revestido de uma camada chamadaendométrio, que é renovado todo mês no processo damenstruação. Ocorrendo gravidez, é no endométrio que o embrião vai seaninhar e, por isso, a mulher não menstrua na gestação.

Órgãos genitais femininos internos OVÁRIOS: São as glândulas sexuais (gônadas) damulher. São dois órgãos pequenos, ovais, achatados,localizados um de cada lado do útero. Cada um deles mede cerca de 4 a 5 cm decomprimento, 2 cm de largura e 1 cm de espessura etem um peso de 2 a 5g. Os ovários possuem uma grande quantidade decélulas que vão se transformar em óvulos no inícioda adolescência. A liberação do óvulo pelo ovário chama-se ovulação.

Órgãos genitais femininos internos Os ovários também fabricam hormônios femininos o estrógeno e a progesterona - que são responsáveispela ovulação e menstruação, regulando o ciclomenstrual. São responsáveis também pelas característicassexuais femininas: a voz, cintura e os quadris, ocrescimento dos pelos, a formação dos seios, etc.

Órgãos genitais femininos internos TUBAS UTERINAS: são dois canais que saem doútero, um de cada lado. Suas pontas têm fimbrias que atraem o óvulo ao sairdo ovário. É nas tubas que ocorre a fecundação(encontro do óvulo com o espermatozoide). Elas têm movimento próprio para a condução doóvulo ou do ovo fecundado.

Órgãos genitais masculinos – Internos e Externos PÊNIS: tem forma cilíndrica e seu tamanho varia de homem para homem. Na excitação, ele se enche de sangue e fica maior e ereto. O pênis é cobertopor uma pele fina e elástica. Na sua ponta essa pele forma uma prega (prepúcio) que recobre a glande. Aglande possui muitas terminações nervosas e, por isso, é bastante sensível. Dentro do pênis passa um canal, a uretra, por onde sai a urina ou o sêmen. Ao longo da uretra, existem várias glândulas que produzem secreçõeslubrificantes. Estas podem ser observadas como gotículas que aparecem naexcitação sexual. Elas não são o sêmen mas podem conter osespermatozoides.

TESTÍCULOS: são dois órgãos, em forma de ovo,que fabricam permanentemente os espermatozoides,da puberdade até a morte. Em cada ejaculação o homem expele de 400 a 500milhões de espermatozoides. São os espermatozoidesque vão determinar o sexo da criança. Os testículos também produzem os hormôniosmasculinos (testosterona), que são responsáveis peloaparecimento das características sexuais masculinas:voz grossa, crescimento dos pelos, quadris estreitos,barba, etc. Os testículos são envolvidos por uma bolsa enrugadachamada bolsa escrotal.

CANAIS DEFERENTES: são dois canais quelevam os espermatozoides dos testículos até auretra, sendo ligados um a cada testículo. VESÍCULAS SEMINAIS: são duas e produzemsubstância viscosa e nutritiva que forma o sêmen.Das vesículas seminais saem ductos que se unemaos canais deferentes e atravessama próstata. PRÓSTATA: é uma glândula única, que ficaabaixo da bexiga. Também produz substâncialubrificante que torna o sêmen mais líquido.

2-FISIOLOGIAFEMININOSDOSÓRGÃOSREPRODUTORO ciclo da menstrual A vida reprodutiva da mulher começa na puberdade (9 a 14anos). Aparecem os "seios" e pelos e ocorre a primeiramenstruação (menarca). Quando nasce uma criança do sexo feminino, os dois ovárioscontêm cerca de 300.000 óvulos imaturos ou folículos primáriosjá formados. Quando chega à puberdade, a hipófise passa a produzir oshormônios gonadotrópicos em maior quantidade. Esteshormônios promovem o crescimento dos folículos ovarianos,culminando na liberação de 1 óvulo a cada mês. Vários folículos começam a amadurecer todo o mês, massomente um atinge a maturidade.

Os hormônios produzidos pela hipófise paraestimular as gônadas (ovário na mulher e testículono homem) são chamados de gonadotrópicos. Sãoeles: Hormônio Folículo Estimulante (FSH) eHormônio Luteinizante (LH). A ação desseshormônios faz com que o folículo primárioamadureça e libere o óvulo. Os hormônios produzidos pelo ovário são:estrogênio e progesterona. O ciclo menstrual é o tempo (número de dias) quevai do 1ºdia da menstruação ao 1º dia damenstruação seguinte: varia de mulher para mulher,geralmente entre 26 e 34 dias. O ciclo é marcado por dois fenômenos:menstruação e ovulação.

MENSTRUAÇÃO: A cada mês a mucosa do útero(endométrio) se prepara, por meio da ação doshormônios, para receber o óvulo fecundado. Quando a fecundação não acontece, as taxas dehormônios caem e o endométrio, que havia sepreparado e crescido, começa a desfazer-se sob a formade sangue. OVULAÇÃO: Todos os meses, sob as influênciashormonais, um folículo ovariano (óvulo imaturo) serompe e lança o óvulo fora do ovário. O óvulo é atraídopara as tubas e se não houver fecundação, é absorvido. A ovulação pode ser percebida por algumas mulheres,por dor baixo ventre e secreção vaginal que umedece avagina e a vulva.

PERÍODO FÉRTIL: O período da ovulação éconhecido corno período fértil e costuma acontecer porvolta de 14 dias antes da próxima menstruação.Durante o período ovulatório a secreção fabricada pelocanal cervical apresenta características próprias (comoclara de ovo cru), é o chamado Muco Fértil, que facilitaaos espermatozoides ultrapassarem o orifício docolo para tentarem alcançar o óvulo.

Função dos hormônios gonadotrópicos: FSH: maturação do folículo primário e este por sua vez,inicia aprodução de estrogênio. LH: promove a expulsão do óvulo e a formação do corpolúteo para produzir progesterona.Função dos hormônios ovarianos: Estrogênio: responsável pelos caracteres femininassecundários, aumento da musculatura uterina erevestimento interno do útero. Progesterona: promove o enriquecimento do endométriocom aumento vascular e glandular, para abrigar o ovofecundado; inibe as contrações uterinas; aumentaasglândulas mamarias para a lactação.

Obrigada!!!!!!

A estimulação do clitóris desencadeia reações de excitação sexual e sensações prazerosas. Logo abaixo do clitóris está o orifício da uretra, por onde sai a urina. URETRA: fica entre o clitóris e a entrada da vagina. É por onde sai a urina. A região onde se localiza a vulva e ânus, chama-se períneo.

Related Documents:

Anatomia del sistema nervioso Sistemas, estructuras y celulas que componen nuestro sistema nervioso II Organizaci6n general del sistema nervioso I) Cl!luias del sistema nervioso I) Tl!cnicas y orientaciones en neuroanatomla I] Ml!dula espinal I) Las cinco divisiones principales del encl!falo

Anatomia per artisti, di Angelo e Giovanni Morelli, edizioni Fratelli Lega – Faenza, V e VI edizione. Immagini prese da “Anatomia per artisti ”; “Anatomia Artistica ,Atlante universale Giunti, edizioni Giunti, Firenze 1996”; Internet. Indice CAP. 1 Significato e funzioni delle articolazioni Pag. 3 – 7

Manual de Anatomía Humana Prof. Edwin Saldaña Ambulódegui 5 o Postnatal: cuando se estudia el cuerpo del adulto ya formado. o La anatomía macroscópica: la que estudia las partes del cuerpo visibles a simple vista, mediante la disección del cadáver. o La anatomía microscópica: la que estudia a través del microscopio y se va un poco hacia la

Anatomia de superfície del cap, coll i tronc. Anàlisi de moviments i músculs implicats amb el moviment (coll i tronc). . Tortora, Gerard J (cop. 2008 ). Introducción al cuerpo humano : fundamentos de anatomía y fisiología . . Fisiologia de l'exercici 1. Fisiologia de l'exercici 2. Kinesiologia i biomecànica del moviment.

Leonardo da Vinci si accosta agli studi di Anatomia Uma-na attraverso l’Anatomia Artistica, praticata da alcuni pit-tori del ‘400, per meglio raffigurare il corpo umano. Ma la “maravigliosa macchina umana” affascina ben presto l’animo di artista e di scienziato in Leonardo, che dall’Ana-

vi ATLANTE DI ANATOMIA, FISIOPATOLOGIA E CLINICA L a collana di Anatomia, Fisiopatologia e Clinica illustrata dalle famose tavole di Frank H. Netter è diventata negli anni leggen-daria, oltre a essere un punto di riferimento per gli studenti, gli studiosi e i professionisti medici.

anatomia de cabeÇa e pescoÇo, trabalhando ediÇÃo de textos e imagens. na Área de extensÃo, a lacape participa da construÇÃo do museu de anatomia, tambÉm hÁ o anatomy day, onde É um dia que alunos de vÁrias escolas aprendem sobre anatomia, desenvolvemos atividades sobre saÚde bucal

Topographical Anatomy A working knowledge of human anatomy is important for you as an EMT. By using the proper medical terms, you will be able to communicate correct information to medical professionals with the least possible confusion. At the same time, you need to be able to communicate with others who may or may not understand medical terms. Balancing these two facets is one of the most .