2ªAula Te órica De Fundamentos Históricos, Filos óficos E .

2y ago
32 Views
2 Downloads
224.13 KB
29 Pages
Last View : 18d ago
Last Download : 3m ago
Upload by : Kaleb Stephen
Transcription

2ª Aula Teórica de Fundamentos Históricos,Filosóficos e Sociológicos da EducaçãoA Educação no Século XXAs Tendências PedagógicasProfª. Cláudia T. Nascimento

A Educação no Século XX Noinício do séc XX - grandes disparidadessociais devido a substituição da livreconcorrênciapelaformaçãodocapitalismo de monopólios; Excessiva concentração de renda; Choques entre as potências imperialistas,culminando na 1ª Grande Guerra (19141918)

Apósa 1ª GG se inicia a penetração docapitalamericanonocomérciointernacional e sua ascensão - influênciaeconômica; Pauperizaçãoda classemédia edesemprego; Após a 2ª GG (1939-1945) os EUA assumemposição de hegemonia na economia mundial

Guerrafria - ameaça de extermínio dahumanidade; corrida armamentista; Descolonização gradativa da África e da Ásia CapitalismoganhaoutraformaMultinacionais Agrava-seoproblemadesubdesenvolvimento do bloco do 3º Mundo Brasil: acordos MEC-USAID

2ªmetade do séc.: países comunistascomeçam a ruir - abertura democrática Déc. 60: movimentos das minorias (mov.Negro,estudantil,feminista)contracultura Marcante avanço da ciência e tecnologia À sociedade de consumo se contrapõe ohorror da fome, da poluição, da violência

A Educação. Educaçãonacional se volta à formação docidadão; Explosão demográfica - escolarizaçãoassume níveis antes nunca vistos; Rede escolar se amplia nos 3 níveis:elementar, secundário e superior Ampliação das profissões técnicas equadros burocráticos

Ilusãode que a educação é a garantia demobilidade social e sucesso; Essa concepção de educação necessita denovo ideário - Escola Nova! A ilusão passa. Retornoà influência americana Tendência Tecnicista de educação

Tecnicismo - A tecnocracia na escola A partir do psicólogo americano Skinner Exaltação desmetida da técnica Carátermecanicista da aprendizagem ensaio e erro Burocratização da escola

As Tendências Pedagógicas Séc. XX é rico na produção pedagógica Influênciada psicologia (preocupaçãocom a natureza da criança, processo deaprendizagem e métodos adequados), dasociologia (compreensão de educação esociedade), da filosofia (acompanhar astransformações) e da ciência (culturacientífica).

“Sóaprende aquele que se apropria doaprendido, com o que pode reinventá-lo; aqueleque é capaz de aplicar o aprendido a situaçõesexistentes concretas" (Paulo Freire). As tendências pedagógicas originam-se demovimentos sociais e filosóficos, num dadomomento histórico, propiciando a união daspráticas didático-pedagógicas, com os desejose aspirações da sociedade de forma afavorecer o conhecimento.

Deve-seressaltar que as teorias sãoimportantes, mas cabe ao professor construirsua prática embasado nelas; elas sãoelementos norteadores e não "receitas"prontas. As tendências pedagógicas foram classificadasem 2 grandes grupos: Liberais e Progressistas.

1. Pedagogia Liberal Marcoua Educação do Brasil nos últimos 50anos, mostrando-se ora conservadora, orarenovada. Enfatiza: o preparo do indivíduo para odesempenho de papeis sociais, de acordo comas aptidões individuais; os indivíduos precisamaprender a adaptarem-se aos valores e ánormas vigentes na sociedade e, emborapropague a igualdade de oportunidades, nãoleva em conta a desigualdade de condições.

Otermo liberal não tem o sentido de avançado,democrático. A doutrina liberal surge como justificativa dosistema capitalista, que ao defender apredominância da liberdade e dos interessesindividuais, estabeleceu uma organização socialbaseada na propriedade privada. A Tendência Liberal está sub-dividida em:Tradicional, Renovada Progressista, RenovadaNão-diretiva e Tecnicista.

1.1. Tendência Liberal Tradicional Papelda Escola: Consiste na preparaçãointelectual e moral dos alunos, compromisso coma cultura, os menos capazes devem lutar parasuperar suas dificuldades e conquistar seu lugarjunto aos mais capazes. Conteúdosde Ensino: Valores sociaisacumulados pelos antepassados. As matériaspreparam o aluno para a vida. Conteúdosseparados das realidades sociais.

Método: Exposição verbal da matéria, preparaçãodo aluno, apresentação, associação, exercícios erepetições. Professor x Aluno: Predomina a autoridade doprofessor. O professor transmite o conteúdo naforma absorvida. Disciplina rígida. Pressupostos:Aprendizagem mecânica, comcoação. Considera que a capacidade deassimilação da criança é a mesma do adulto.Reforço em geral negativo.

1.2. Tendência Liberal Renovada ProgressistaPapel da Escola: Ordenar as necessidadesindividuais do meio social. Experiências que devemsatisfazer as exigências sociais. Interação entreestruturas cognitivas do indivíduo e estruturas doambiente. Conteúdos: Conteúdos estabelecidos em função deexperiência vivida. Processos mentais ehabilidades cognitivas. Métodos: Aprender fazendo. Trabalho em grupo.Método ativo: situação, experiência.

Professorx Aluno: Professor sem lugarprivilegiado. Disciplina como tomada deconsciência.Indispensávelbomrelacionamento entre professor e aluno. Pressupostos:Estimulação da situaçãoproblema. Aprender é uma atividade dedescoberta. Retido o que é descoberto peloaluno.

1.3. Tendência Liberal Renovada Não-diretiva Papelda Escola: Preocupações com problemaspsicológicos. Clima favorável à mudança doindivíduo. Boa educação boa terapia . Conteúdos: Processos de desenvolvimento dasrelações e da comunicação; se torna secundáriaa transmissão de conteúdos. Método: O esforço do professor é dobrado parafacilitar a aprendizagem do aluno. Boa relaçãoentre professor e aluno.

Professorx Aluno: A educação é centrada noaluno. O professor é um especialista em relaçõeshumanas. Pressupostos: A motivação resulta do desejo deadequação pessoal da auto-realização, aprenderé modificar suas próprias percepções, daí seaprende o que tiver significado.

1.4. Tendência Liberal TecnicistaPapel da Escola: modeladora do comportamentohumano, através de técnicas específicas;integração à máquina social. A escola atua noaperfeiçoamento da ordem social vigente. Conteúdos: Informações, princípios e leis, numaseqüência lógica e psicológica. Materialinstrucional sistematizado nos livros didáticos. Métodos:De transmissão e recepção deinformações. É a aplicação sistemática deprincípios.

Professorx Aluno: A comunicação tem ão do conhecimento. Debates,discussões são desnecessárias. Pressupostos: As teorias de aprendizagem quefundamentam a pedagogia tecnicista dizem queaprender é uma questão de modificação dodesempenho. Trata-se de um ensino diretivo.

2. Tendência Progressista Parteda análise crítica das realidades sociaisque sustentam as finalidades sócio-políticasda educação. Não tem como institucionalizar-se numasociedade capitalista, por isso se constitui numinstrumento de luta dos professores ao lado deoutras práticas sociais. Divide-se em: Libertadora, Libertária e Críticosocial dos Conteúdos.

2.1. Tendência Progressista Libertadora Papel da Escola: Atuação não formal. Consciênciada realidade para transformação social.Questionar a realidade. Educação crítica. Conteúdos: Geradores são extraídos da prática,da vida dos educandos. Caráter político. Método: Predomina o diálogo entre professor ealuno. O professor é um animador que porprincípio deve chegar ao nível dos alunos.

Professorx Aluno: Relação horizontal. Ambossão sujeitos do ato do conhecimento. Semrelação de autoridade. Pressupostos:Educação problematizadora.Educação se dá a partir da codificação dasituaçãoproblema.Conhecimentodarealidade. Processo de reflexão e crítica.

2.2. Tendência Progressista Libertária Papelda Escola: Transformação do aluno,modificações institucionais à partir dos níveissubalternos. Conteúdos: Matérias são colocadas à disposiçãodos alunos, mas não são cobradas. Vai dointeresse de cada um. Método: É na vivência grupal, na forma de autogestão que os alunos buscarão encontrar asbases mais satisfatórias.

Professor x Aluno: Considera, desde o início, aineficácia e a nocividade de todos osmétodos, embora sejam diferentes. Pressupostos:Aprendizageminformal,relevância ao que tem uso prático. Tendênciaanti-autoritária. Crescer dentro da vivênciagrupal.

2.3. Tendência Progressista Críticosocial dos Conteúdos Papelda Escola: Ensinar conteúdos abstratos,mas vivos, concretos. A escola é a parteintegrante do todo social, a função é umaatividade mediadora no seio da prática social . Conteúdos: São os culturais e universais que seconstituíram ao longo da história da humanidade. Método: O que favoreça a correspondência dosconteúdos com os interesses dos alunos.

Professorx Aluno: professor e alunos colaborampara fazer progredir. O esforço de elaboração deuma pedagogia dos conteúdos está em proporensino voltado à interação "conteúdos xrealidades sociais". Pressupostos: O aluno se reconhece nosconteúdos e modelos sociais apresentados peloprofessor. O conhecimento novo se apóia numaestrutura cognitiva já existente.

Considerações FinaisDeduz-se que as tendências pedagógicas liberais,por se declararem neutras, nunca assumiramcompromisso com as transformações dasociedade, e, na prática, procuraram legitimar aordem econômica e social do sistema capitalista. Já as tendências progressistas, em oposição àsliberais, têm em comum a análise crítica dosistema capitalista.

práticas did ático -pedag ógicas, com os desejos . Processos de desenvolvimento das rela ções e da comunica ção; se torna secund ária a transmissão de conte údos. . instrucional sistematizado nos livros did áticos. Métodos : De transmissão e recep ção de info

Related Documents:

Aula 01- Conhecendo nosso espaço e nossa realidade 7 Atividade 01 9 Aula 02 - Revendo alguns conceitos 10 Atividade 02 12 Aula 03 - Observando os lugares na aula de campo 13 Atividade 03 15 Aula 04 - Descobrindo nossa história e nosso espaço 16 Atividade 04 19 Aula 05 - Debatendo e comentando sobre a Geografia e Religião no espaço mundial

Costa Rica’s main crop. Then, in 1821, Central America finally took Costa Rica’s independence. Costa Rica became fully independent in 1838. Costa Rica is a very peaceful country but did had a 6 week civil war over the presidenZal elecZon results in 1948. Costa Rica is such a peaceful country that they haven't had a naonal army since 1948.

Guiones y Fichas de trabajo 184 10. Adecuaciones curriculares para el aula multigrado. Contenidos comunes por ciclo o nivel 197 La enseñanza del Español en el aula multigrado 204 Matemáticas en el aula Multigrado 232 Las Ciencias Naturales en el aula multigrado 262 La Historia en el aula multigrado 275

ejemplo de e-Comercio en Costa Rica fue la Bolsa Nacional de Valores en 1991. "A diferencia de otros países, en Costa Rica nunca hubo comercio electrónico basado en tecnología de mainframes o procesamiento centralizado. A inicios de 1997, en Costa Rica había 183 servidores Web. El comercio electrónico era muy incipiente. La gran

El Aula Específica de Educación Especial forma parte del conjunto de unidades del centro y posee unas características diferenciadas y muy específicas: -El aula, desde el principio, NO es “micro centro de educación especial” sino un aula abierta y totalmente conectada con el medi

Didácticas de Aula y las rúbricas para la evaluación constituye un apoyo muy valioso para orientar el trabajo docente y facilitar su aplicación en el aula. La Programación Didáctica de Aula que recoge este documento está elaborada sobre el Real Decreto 1105/2014, de 26

La tutora del aula (PT) cumple un horario de 18 horas lectivas y la maestra de Audición y Lenguaje 9 horas lectivas en el aula específica. A continuación presentamos el horario del Aula Específica: 4. Objetivos - Afianzar y desarr

El centro cuenta con 1 aula de NEAE., en la que se atienden a los alumnos de NEAE (NEAE, ALCAIN, ) y un aula Enclave (alumnos/as de NEE). Además de profesorado que imparte los apoyos a los distintos niveles según la demanda planteada. También hay un aula de A.L., de música, de idioma, de