Escola Secundária/3 Morgado Mateus

2y ago
5 Views
2 Downloads
1,022.08 KB
16 Pages
Last View : 10d ago
Last Download : 3m ago
Upload by : Mya Leung
Transcription

Escola Secundária/3 Morgado MateusDisciplina de Geografia“A Poluição nas grandes cidades”Diogo nº 9 – 9ºAFilipe nº 13 – 9ºAFrancisco nº 14 – 9ºAProfessora: Maria Otília DuarteAno lectivo de 2007/2008

IntroduçãoFoi sob a orientação da nossa Professora de Geografia que nos indicou umconjunto de fontes bibliográficas, tais como: Enciclopédias, Manuais escolares e aInternet, que realizamos este trabalho intitulado : “ A poluição nas grandes cidades”.Iremos apresentá-lo em Microsoft PowerPoint, recorrendo à leitura e análise dedocumentos, observação de imagens, etc.Quando fizemos a pesquisa, ou seja: analisamos e seleccionamos a informaçãonos documentos mencionados, não encontramos quaisquer dificuldades, mas simvantagens, nomeadamente na aprendizagem de curiosidades, como por exemplo: otempo de detioração de alguns resíduos ser excessivamente longo, os resíduos são umdos principais problemas que afectam as grandes cidades nos paísesdesenvolvidos,etc.A elaboração e o estudo deste tema, foi muito gratificante e contribuiu para oenriquecimento dos nossos conhecimentos.

Identificação do problemaOs resíduos são um dos principais problemas nos grandes centros urbanos,principalmente nos países desenvolvidos, como por exemplo os EUA que produzemcerca de 10 biliões de toneladas de lixo sólido por ano.Existem várias maneiras de diminuir a quantidade de lixo, das quais falaremos aseguir, mas estas baseiam-se na redução do consumo, na reutilização e na reciclagemde produtos já utilizados.

Os depósitos de resíduos nas grandes cidadesAs lixeiras, que são grandes depósitos de lixo a céu aberto, geram umambiente com grande probabilidade de contração de doenças, o mau cheiro láexistente chega a ser insuportável, por causa da decomposição dos elementos alidepositados.Tempo para decomposição de alguns materiais na natureza.- Garrafa de vidro: 400 anos ou mais.- Garrafa de plástico: mais de 100 anos.- Lata de refrigerante: 10 anos.- Chiclete : 5 anos.- Papel: 3 meses.- Frutas: 6 a 12 meses.

Causas da poluição nas grandes cidadesCom base na seguinte imagem, identifica:1. Três causas da poluição nas grandes cidades.

Causas da poluição

Poluição atmosféricaA poluição do ar é proveniente da emissão de gases no ar (monóxido de carbono,dióxido de enxofre e dióxido de carbono).Esses gases comprometem a composição original da atmosfera provocando umadiminuição da qualidade do ar que os moradores vão respirar, levando à maiorprobabilidade de ocorrência de doenças respiratórias.Os carros, autocarros, aviões são motivos a gasolina e a óleo diesel, e expelempara o ar um gás, o monóxido de carbono, tornando-o mais poluído.Os agentes poluidores do ar nas grandes cidades , são: as indústrias, a queima decombustíveis fósseis e as usinas termoelétricas, como identificámos na imagem.

Ilha de calorAs regiões urbanizadas possuem um clima mais elevado em relação às áreasperiféricas, isso devido às construções existentes nas cidades (edifícios, pavimentação,calçadas, concretos) que retêm e irradiam calor aumentando assim a temperatura.A diferença entre um centro urbano e a zona rural pode variar entre 2º a 4º C.Nas áreas de ocorreencia deste efeito, o índice pluviométrico é elevado em relação àzona rural.

Poluição das águasA poluição das águas nos centros urbanos é causada devido a factores, como: ospesticidas e fertilizantes usados na agricultura contaminam os lençóis de água atravésda infiltração nos solos e os rios e lagos, através da escorrência superficial; devido aosefluentes industriais e domésticos e aos resíduos da pecuária.

Consequências da poluiçãoNos centros das grandes cidades é comum as pessoas sentirem tonturas,vómitos, olhos a arder e a lacrimejar, isto devido à acção do monóxido de carbonoexpelido pelos carros, autocarros em demasia. Para reduzir a poluição do ar, seriavantajoso usar veículos movidos a electricidade? O metro, maior meio de transporteutilizado para se deslocar dentro de uma cidade, por exemplo, não polui, é movido aelectricidade.Muitas indústrias lançam para o ar, através das suas enormes chaminés,uma variedade de substâncias tóxicas prejudiciais às plantas e aos animais, como odióxido de enxofre (SO2). Este gás forma com a água um ácido, provocando as chuvasácidas, mais frequentes nas grandes cidades. Quando o SO2 é respirado, ataca o narize os pulmões.Outras industrias lançam nos rios os poluentes químicos, provocando amorte de peixes. Esses rios tornam-se impróprios para a pesca e recreação.O cigarro contém nicotina, monóxido de carbono, alcatrão, fuligem e muitasoutras substâncias capazes de agir prejudicando no corpo humano. Bastam poucoscigarros para provocar uma intensa poluição do ar.A erosão dos solos e a desflorestação ocorrentes nos grandes centrosurbanos provocam cheias.A poluição da atmosfera vai provocar o aumento da temperatura eaumentará o problema mundial chamado aquecimento global, que de ano para anotem vindo a aumentar por causa da poluição do ar de todas as cidades do mundo,levando este a fazer acontecer catástrofes naturais, como: o aumento da existência detornados, cheias, temporais, a existência da não diferença entre as estações do ano,etc.

Medidas para minimizar os problemas gerados pela poluição Reduzir o lixo, separando o lixo doméstico daquele que se pode reciclar. Apertar o saco do lixo antes de o depositar no contentor. Não deixar os contentores abertos. Não fazer descargas de lixo orgânico na Natureza. Procurar os ecopontos para descarregar electrodomésticos velhos e outros. Não deitar lixo ao chão: usar o caixote do lixo mais próximo de si. Reutilizar as folha de papel inutilizadas para rascunhos. Usar produtos biodegradáveis. Utilizar produtos sem CFC; (lacas, sprays ). Comprar bebidas cujas garrafas sejam reaproveitáveis. Não fazer queimadas em épocas perigosas. Limpar a floresta, não a abater. Reutilizar água de lavar os legumes para regar as plantas do quintal. Conduzir os afluentes caseiros para os devidos esgotos. Tratar os esgotos para diminuir a contaminação dos rios e dos mares. Punir as fábricas ou outros que façam descargas de químicos nos rios. Banir as publicidades por altifalantes Inutilizar os veículos produtores de barulhos. Reduzir o uso das buzinas dos automóveis. Multar os estabelecimentos que não cumpram as normas de sonoridade Minimizar o consumo das energias. Reaproveitar a acumulação de energia das maquinarias industriais paraproduzir outra energia. Aproveitar os recursos naturais para produzir energia.

Anexos

Gráfico nº 1 - “Alterações climáticas”

Documento nº 2 – “ Temporal na Europa”

ConclusãoCom a realização deste trabalho podemos concluir que a poluição Nos centrosdas grandes cidades é comum as pessoas sentirem tonturas, vómitos, olhos a arder e alacrimejar, isto devido à acção do monóxido de carbono expelido pelos carros,autocarros em demasia; as lixeiras, que são grandes depósitos de lixo a céu aberto,geram um ambiente com grande probabilidade de contração de doenças, o mau cheirolá existente chega a ser insuportável, por causa da decomposição dos elementos alidepositados; a poluição é um dos maiores problemas que tem vindo a afectar ascidade.Gostamos muito de realizar este trabalho porque ficamos mais enriquecidossobre o tema a nível histórico-cultural.

BibliografiaRODRIGUES, Arinda, Novas viagens, Ambiente e Sociedade – Volume 6, TextoEditores, Lisboa, 2006, pp. 54 a A7%C3%A3ohttp://web.educom.pt/pr1305/agua poluicao.htm

Escola Secundária/3 Morgado Mateus Disciplina de Geografia A Poluição nas grandes cidades _ Diogo nº 9 – 9ºA Filipe nº 13 – 9ºA Francisco nº 14 – 9ºA Professora:

Related Documents:

Escola Secundária/3 Morgado Mateus Disciplina de Ciências Naturais A Higiene _ Trabalho realizado por: Diogo, nº 9 – 9ºA Filipe, nº 13 – 9ºA Francisco, nº 14 – 9ºA Joana, nº 1

RIA in a Bo LLC RIA in a Bo Consulting Services "Adaptability is about the powerful difference between adapting to cope and adapting to win." - Max McKeown Advisers Seek Sustainable Growth In a recent survey conducted by RIA in a Box, 89% of registered investment advisor (RIA) firms indicated growth as a priority for the coming year.

ANSI Standards Framework 4 RIA AWS S ANSI/ RIA R15.02 Design of Robot Control Pendants - inactive ANSI/ RIA R15.05 Performance Characteristics - inactive ANSI/ RIA R15.06 Safety of Robots, Integration of Robots, Robot Systems, Robot Cells ANSI/ RIA R15.07 Robot Offline Programming - i

Oticon Ria is built on the Inium platform and is our best performing hearing solution in the essential category. The audiology in Ria provides its users essential listening performance and allows to factoring in listening preferences and needs of each client. The Ria family styles range from compact In-the-Ear styles to a broad palette

RIA Initiated Deals (2010-2016) RIA Initiated Deals (2000-2009) The years following the recession saw the emergence of RIAs initiating deals with each other. From 2010 on, half of all major deals were RIA firms transacting with other RIAs. This compares to the 29% share that deals of this type accounted for during the 2000-2009 period.

a esta escola na véspera de cumprir o seu vigésimo aniversário. Pensar a escola que somos e a escola que queremos ser e delinear o trajecto a seguir, no sentido de melhorar a qualidade do serviço prestado, constituem o cerne do trabalho de elaboração de um projecto e

Equipa de Avaliação Interna da Escola Secundária de Lousada 2011/2012 2 Constituição da Equipa A Equipa da Avaliação Interna da Escola Secundária de Lousada, formada em Outubro de 2011, é cons-tituída pelos seguintes elementos: 1. Isabel Pinto - Docente (Coordenadora da Avaliação Interna de Escola

tank; 2. Oil composition and API gravity; 3. Tank operating characteristics (e.g., sales flow rates, size of tank); and 4. Ambient temperatures. There are two approaches to estimating the quantity of vapor emissions from crude oil tanks. Both use the gas-oil ratio (GOR) at a given pressure and temperature and are expressed in standard cubic feet per barrel of oil (scf per bbl). This process is .